quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ministério da cultura

Agente Cultura Viva

A Ação Agente Cultura Viva é uma iniciativa da Secretaria de Cidadania Cultural, SCC-MinC, e tem por finalidade desenvolver a consciência de si, a auto-estima pessoal e social da juventude atuante nos Pontos de Cultura e em outras ações do Programa Cultura Viva. Está direcionada à capacitação e à articulação dos Pontos de Cultura que desenvolvam projetos ou apoiem grupos de jovens, voltados para as alternativas de construção das trajetórias pessoais, acesso e a participação em manifestações culturais e aos espaços amplos de sociabilidade.

A ação permite a formação, onde se aliam teoria e prática, garantindo à juventude conhecimento prático dos elementos da cultura local e/ou regional, elaboração de novos conceitos de cultura e propondo referências para além da cultura de massa. O principal objetivo é que o jovem se reconheça como um ser participante de uma cultura, um contexto, e se sinta inserido num ambiente criador, produtor e disseminador da sua cultura, com a consequente valorização dos saberes de sua comunidade e localidade.

A forte articulação comunitária do jovem Agente Cultura Viva orienta a perspectiva de continuidade da Ação no sentido de potencializar sua participação política e atuação em espaços democráticos de gestão e definição de políticas públicas, e a participação nas discussões sobre a Política Pública de Juventude e a Política Nacional de Juventude.

Em 2009, a SCC/MinC lançou o Edital Bolsa Agente Cultura Viva e selecionou 90 projetos de Pontos de Cultura, que beneficiarão 360 bolsistas envolvidos com o trabalho, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Cada jovem recebe o valor de R$ 4.560,00, divididos em 12 parcelas mensais.

Com a Bolsa Agente Cultura Viva, o MinC pretende estimular a autonomia e o protagonismo da juventude por meio da apropriação de ferramentas e mecanismos de criação, circulação e difusão da produção cultural e artística dos Pontos de Cultura e das redes juvenis, assim como incentivar o protagonismo dos jovens dos Pontos de Cultura envolvidos em ações de saúde, meio ambiente, economia solidária, e demais ações sócio-educativas do Programa Cultura Viva e Mais Cultura. Outro ponto é o apoio aos espaços de produção coletiva para os jovens, bem como a criação das possibilidades de trabalho a partir do desenvolvimento do potencial do jovem por meio de experiências de formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário